sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ACORDA BRASIL!!! Fernando Henrique Cardoso é acusado pelo Tribunal Regional Federal (Brasília) de subvalorizar a Vale na época de sua venda.




Justiça reconhece fraude na privatização da Vale do Rio Doce.

Em 16 de dezembro do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, anulou a decisão judicial anterior e REABRIU O CASO, possibilitando a revisão do processo.

“ A Verdade Histórica é que as privatizações ocorreram, em regra, a preços baixos e os compradores foram financiados com dinheiro público”, afirma Selene. Sua posição foi referendada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Marcelo Albernaz, que compõem com ela a 5ª turma do TRF.


Entre os réus estão a União, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são acusados de subvalorizar a companhia na época de sua venda.

Segundo as denúncias, em maio de 1995 a Vale informou à Securities and Exchange Comission, entidade que fiscaliza o mercado acionário dos Estados Unidos, que suas reversas de minério de ferro em Minas Gerais eram de 7.918 bilhões de toneladas.

No edital de privatização, apenas dois anos depois, a companhia disse ter somente 1,4 bilhão de toneladas. O mesmo ocorre com as minas de ferro no Pará, que em 1995 somavam 4,97 bilhões de toneladas e foram apresentadas no edital como sendo apenas 1,8 bilhão de toneladas.

Outro ponto polêmico é o envolvimento da corretora Merrill Lynch, contratada para avaliar o patrimônio da empresa e calcular o preço de venda. Acusada de repassar informações estratégicas aos compradores meses antes do leilão, ela também participou indiretamente da concorrência por meio do grupo Anglo American.

De acordo com o TRF, isso comprometeu a imparcialidade da venda. A mesma Merrill Lynch, na privatização da Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF), da Argentina, reduziu as reservas declaradas de petróleo de 2,2 bilhões de barris para 1,7 bilhão. (Portal Metrópole)

ACORDA BRASIL!!! O PSDB quebrou o País, entregou de graça o nosso Patrimônio Nacional, e, agora, em conchavo com a mídia e alguns integrantes de instituições públicas do Brasil, está querendo TOMAR O PODER de volta!

ACORDA BRASIL!!! O caso da Vale do Rio Doce teve de ser reaberto recentemente, pois tudo que envolve o PSDB costuma ser arquivado quando chega no Poder Judiciário! Muitas vezes nem chega, sendo arquivado administrativamente nas delegacias ou nos escaninhos do Ministério Público!



ACORDA PAÍS!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...