segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NASA vai utilizar óculos de realidade virtual para exploração de Marte


nasa, microsoft, ciência, tecnologia, Marte, nanotecnologia, desenvolvimento, inovação

Os pesquisadores do laboratório NASA Jet Propulsion se uniram com a comanhia Microsoft para criar um programa chamada OnSight, que irá utilizar os óculos HoloLens para ajudar a explorar Marte.

O programa OnSight deverá usar dados reais coletados pelo rover Curiosity para criar uma simulação 3D do ambiente marciano, onde os cientistas da missão podem "manter reuniões" com vista ao desenvolvimento futuro do projeto do Curiosity e estudos de Marte.

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (21) os óculos de realidade virtual HoloLens, que criam imagens holográficas em torno do mundo real. O produto permite aos usuários interagir com objetos virtuais que se posicionam de acordo com o cenário real. Por exemplo, usar uma sala de estar como "fase" de um jogo.

O cientista de computação brasileiro Alex Kipman, conhecido por ter desenvolvido o Kinect, explocou o princípio básico que faz os óculos executar suas tarefas.
A grande novidade técnica do produto é um novo tipo de placa, chamada pela Microsoft de HPU, sigla para "holographic processing unit" ("unidade de processamento holográfico", em inglês). Graças a esse novo tipo de placa e a diversos sensores, os óculos analisam o ambiente ao redor e são capazes de, em tempo real, posicionar objetos virtuais como se fossem reais, segundo Kipman.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_22/NASA-a-usar-culos-que-criam-hologramas-para-explora-o-de-Marte-5230/

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_22/NASA-a-usar-culos-que-criam-hologramas-para-explora-o-de-Marte-5230/

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...