domingo, 5 de outubro de 2014

Eleição de 2014 terá segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves







As eleições presidenciais deste ano serão decididas num segundo turno entre Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e Aécio Neves, candidato do PSDB. A candidata Marina Silva, do PSB, que teve uma queda expressiva nos últimos dias, ficou em terceiro lugar.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 85% das urnas já estão apuradas e a presidente tem 40% dos votos válidos. Aécio tem 35% e Marina, 21%.
Ainda falta computar todos os votos do Nordeste, mas o resultado do primeiro turno é dado como certo. Desde a primeira eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o voto dos nordestinos é majoritariamente petista.

O que tem sido avaliado por quem acompanha o proceso eleitoral é que a derrota de Aécio no Nordeste é certa. Ainda assim é difícil que juntando os votos que o PT pode ter perdido na região, haja uma reviravolta para o segundo lugar neste primeiro turno.
A única fora dos três mais votados (ou G3, como tem sido chamado o grupo) que teve mais que 1% de votos até agora foi Luciana Genro, candidata pelo PSOL. Levou 1,6% dos votos válidos com 82% das urnas apuradas.
Os números, quase definitivos, mostram que, como sempre, o candidato que coincide a curve ascendente de intenções de votos com a data das eleições tem bons resultados. Com essa fórmula, Aécio Neves conseguiu emplacar um segundo turno contra um candidato à reeleição.
Marina Silva, que se apresentou como terceira via e chamou a atenção de partidos graúdos por conta de seus números nas eleições passadas, continuou na mesma. Fez seu nome porque, naquela ocasião, conseguiu 20% dos votos sendo considerada um nome desconhecido.Manteve os 20% quatro anos depois.

Fonte : http://www.conjur.com.br/2014-out-05/eleicao-2014-segundo-turno-entre-dilma-aecio-neves
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...