quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conselho de Segurança estende por outro ano a Força de Paz da ONU no Líbano


Membro da Missão de Paz no Líbano. Foto: UNIFIL


O Conselho de Segurança renovou nesta terça-feira (26) o mandato da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) por outro ano, possibilitando que a missão continue suas funções até 31 de agosto de 2015. Na ocasião, a entidade também condenou veemente as tentativas de ameaçar a segurança e a estabilidade do país.
O Conselho felicitou a UNIFIL por ajudar a estabelecer um “novo ambiente estratégico no sul do Líbano” e pediu uma maior cooperação a missão da ONU e as Forças Armadas Libanesas (LAF). Desde 2006, o mandato da missão foi ampliado e passou a contar com uma Força-Tarefa Marítima, atualmente comandada pela Marinha do Brasil.

A Força de Paz, que foi estabelecido pela primeira vez em 1978, tem a tarefa de garantir que a área entre a área separando o Líbano e o Israel, chamada de Linha Azul, esteja livre livre de armas, pessoal e bens não autorizados. Também colabora com a LAF no cumprimento de suas funções de segurança, trabalha com as partes para resolver a questão pendente do norte do Ghajar e continua a monitorar e informar sobre violações terrestres e áreas da resolução 1701, que pôs fim a guerra de 2006 entre Israel e o grupo libanês Hizbollah.
“Os recentes incidentes com foguetes disparados do sul do Líbano em direção a Israel e a retaliação por parte das Forças de Defesa de Israel (IDF) em toda a Linha Azul são motivo de preocupação”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O Conselho de segurança fez um apelo para que todas as partes envolvidas respeitem essa zona neutra e cessem as hostilidades.

Fonte:  http://www.onu.org.br/conselho-de-seguranca-estende-por-outro-ano-a-forca-de-paz-da-onu-no-libano/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...