quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Com ajuda do filho adolescente, cientista cria espécie de "capa da invisibilidade"


Com ajuda do filho de 14 anos, cientista John Howell cria espécie de "capa da invisibilidade" (Foto: Reprodução)
O dispositivo é capaz de esconder inclusive grandes objetos 


Com ajuda do filho de apenas 14 anos, um cientista da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, criou um sistema que lembra uma “capa da invisibilidade”, capaz de esconder objetos inclusive grandes (como uma criança). Segundo o autor, o professor de física John Howell, o dispositivo é simples e de baixo custo, mas funciona de forma “surpreendentemente eficaz”. O experimento foi publicado no site arXiv, que funciona como um arquivo online para estudos científicos.



O sistema desenvolvido pela família Howell é composto de três dispositivos. O primeiro é feito de acrílico e dispõe recipientes cheios de água em formato de L. O segundo utiliza quantro lentes (que custam apenas US$ 3 cada) para criar uma camuflagem óptica. E, por último, o terceiro conta com um conjunto de espelhos, sistema muito utilizado por mágicos em seus truques. Segundo o cientista, o orçamento total do experimento foi de US$ 150.
Juntando os dispositivos, o sistema consegue fazer algo como “curvar” a luz em um determinado espaço e esconder um objeto. O ponto negativo da invenção de Howell é que ela só funciona a partir de um ângulo, assumindo que o observador não sairá do lugar. Ainda assim, é muito mais avançado do que outros experimentos semelhantes apresentados anteriormente por outros cientistas.
De tudo, o mais impressionante é o vídeo publicado pela Universidade de Rochester para exemplificar o projeto, visto quase 250 mil vezes no YouTube. Assista abaixo:




Fonte: revistaepoca



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...