domingo, 25 de agosto de 2013

Primeiros médicos cubanos contratados pelo governo já estão no Brasil



Chegada dos primeiros médicos cubanos no Aeroporto Internacional de Recife, em Pernambuco Foto: Luiz Fabiano / Futura Press

Os primeiros médicos cubanos contratados pelo governo federal para atender em áreas rurais e isoladas já estão no Brasil. O grupo desembarcou às 14h28 deste sábado no Aeroporto Internacional do Recife em escala de voo que segue
Trinta formados em Cuba desembarcaram no Recife e outros 176 seguem para Brasília. Eles vieram em um voo fretados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelo governo cubano. Durante este final de semana, está prevista a chegada de 400 médicos da ilha caribenha.



Os profissionais da saúde foram recepcionados pelo Recepcionados pelo secretário de gestão do trabalho e pela educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e seguiram para alojamentos do Exército. A partir da segunda-feira, eles passam por um treinamento de três semanas na Universidade Federal de Pernambuco.
Uma nota do Ministério de Saúde Pública de Cuba (Minsap), divulgada hoje informa que essa entidade assinou um convênio com a Organização Pan-americana da Saúde (OPS) "enquadrado nos princípios de cooperação Sul-Sul" para prestar serviços de atendimento básico de saúde no Brasil. "Mediante este convênio chegarão ao dito país neste fim de semana 400 médicos, que fazem parte de um contingente de 4 mil profissionais que chegarão ao Brasil até o final do 2013", disse a nota, datada da sexta-feira e publicada no jornal oficial "Granma".

O trabalho dos cubanos no Brasil "seguirá o modelo de cooperação internacional" que o ministério mantém atualmente em 58 países de vários continentes, acrescentou o comunicado. No Brasil, o Ministério Público anunciou na sexta-feira que abrirá um processo preliminar para analisar os contratos e as condições de trabalho dos médicos cubanos, e advertiu que em caso de uma possível irregularidade poderá recorrer nos tribunais.

Fonte : Terra Notícias
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...