sábado, 10 de agosto de 2013

Experiência científica mais cara da história tenta criar uma parte do sol na Terra





O projeto científico mais caro de todos os tempos, com um custo estimado entre 13 e 16 bilhões de euros, pretende descobrir o mistério da energia obtida através de fusão nuclear através da construção de um reator experimental, o ITER. Trata-se de um projeto faraônico que surgiu em função do inexorável esgotamento das fontes energéticas naturais que até hoje forneceram energia para o planeta.

A imensa potencia obtida pela fusão nucleica dos átomos é um sonho da comunidade cientifica desde o principio dos tempos e não é para menos: obter uma enorme quantidade de energia com pouquíssimos recursos naturais. Em função do rápido deterioramento ambiental e da escassez de recursos, em contraste com o aumento da demanda de energia, uma investigação deste tipo pode significar a continuidade da existência da espécie humana.

A fusão nuclear não é um conceito novo e sabemos de sua existência desde que o homem descobriu o maior reator natural desta espécie: nosso sol. De fato, em poucas palavras, se poderia dizer que a experiência mais cara da historia do mundo busca a obtenção de um pedaço de sol para consumo dos homens.

O reator ITER, a ser construído no sudeste da França terá o tamanho proporcional ao investimento que exige: 60 metros de altura, com mais 13 metros de profundidade, 23 mil toneladas de peso e uma quantidade de fios e cabos que permitiria dar a volta ao mundo duas vezes.

Nota: Não bastasse eles terem construdo o LHC e deixar em pânico cientistas e pessoas com a possibilidade de criar buracos negros (ainda que pequenos)..agora mais esse mega projeto faraônico "em função do rápido deterioramento ambiental e da escassez de recursos"..a tá..não se enganem..não se gasta tanto dinheiro se não for pra fins militares, quem sabe uma nova arma para combater as "forças externas" que eles sabem que virão.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...