sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Espanha luta contra incêndio florestal na fronteira com Portugal


Mais de 600 bombeiros trabalham no combate às chamas na fronteira entre os dois países Foto: AP


Mais de 200 bombeiros lutavam nesta sexta-feira para controlar as chamas que destroem um parque natural no noroeste da Espanha, segundo as autoridades regionais, que alertam para o risco de incêndios florestais no oeste do país.

Quase 300 pessoas foram retiradas de suas casas após o início, na quinta-feira à tarde, do incêndio que atinge o Parque Natural Los Arribes de Duerro, indicou à AFP a porta-voz do serviço de controle de incêndios.

Mas nesta sexta-feira o nível de alerta caiu de 2 a 1, em uma escala de 0 a 3, "porque o perigo para as pessoas diminuiu", explicou porta-voz, acrescentando que "as pessoas já voltaram para suas casas".

Mais de 200 pessoas trabalham por terra e ar em uma área perto do vilarejo de Villardiegua de la Ribera, na fronteira com Portugal, de acordo com a mesma fonte.


O Serviço Meteorológico espanhol, AEMET, alerta para o "risco extremo" de incêndio em parte do oeste da Espanha, incluindo as províncias da Galiza, Castilla y León, Castilla-La Mancha, Extremadura e Andaluzia.

Além disso, os bombeiros conseguiram controlar um incêndio na quinta-feira perto de uma área residencial de Tres Cantos, uma localidade nos arredores de Madri, o que causou uma espessa nuvem de fumaça e deixou um carro carbonizado, segundo os serviços de emergência. Os 40 desabrigados já retornaram às suas casas.

Outro incêndio declarado terça-feira na ilha turística de Mallorca também foi controlado na quinta, depois de ter destruído 480 hectares e forçado a evacuação de 200 habitantes, segundo o governo regional das Ilhas Baleares.

Incêndios florestais são comuns no verão na Espanha, muitas vezes favorecidos pelo vento e temperaturas elevadas na vegetação seca.

De acordo com dados do ministério espanhol da Agricultura e pecuária, 13.335 hectares foram queimados entre 1º de janeiro e 21 de julho deste ano, em comparação com os 147.854 hectares no mesmo período do ano passado.

Fonte : Uol Notícias
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...