quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Asilo a Snowden desaponta e pode cancelar ida de Obama à Rússia, diz Casa Branca



O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que os EUA estão "extremamente desapontados" com a decisão da Rússia de conceder asilo ao ex-consultor de inteligência Edward Snowden, que divulgou informações sobre o programa de monitoramento do governo americano.

Segundo o porta-voz do governo americano, Washington agora está reavaliando se o presidente Barack Obama irá a Moscou em setembro, para um encontro previamente marcado com seu homólogo russo, Vladimir Putin.
A concessão do asilo temporário ao americano "não é um avanço positivo" nas relações diplomáticas entre EUA e Rússia, disse Carney. "Diante disso, estamos avaliando a utilidade desse encontro", afirmou o porta-voz.

Snowden, 30, obteve permissão de entrar na Rússia nesta quinta-feira (1º). O advogado russo que o acompanha, Anatoly Kucherena, disse que o visto temporário do governo permite ao americano ficar no país durante um ano, e é renovável.

Para Snowden, a decisão da Rússia de conceder-lhe asilo temporário no país é uma vitória da lei. "Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama demonstrar que não tem respeito algum pela lei internacional ou doméstica, mas no fim, a lei está vencendo", disse Snowden, em nota divulgada pelo site Wikileaks.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...