sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dilma recebe ligação do americano lamentando o caso de espionagem


Quase duas semanas depois de reveladas acusações de espionagem de seu país em milhões de telefonemas e e-mails no Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou no início da noite desta sexta-feira para a presidente Dilma Rousseff para dar explicações sobre o caso. Ele "lamentou" o fato e disse estar disposto a receber brasileiros para esclarecer informações.

Biden telefonou para Dilma às 19h e, segundo a ministra Helena Chagas (Comunicação Social), deu informações gerais sobre o ocorrido e convidou uma delegação brasileira para ir a Washington nos próximos dias para ouvir mais detalhes, tanto do ponto de vista técnico, quanto político.

A presidenta expressou "grande preocupação" com o que houve, "com a violação da privacidade de brasileiros e de instituições de Estado brasileiras" e disse a ele que espera esclarecimentos. Para a presidente, o caso foi além do governo brasileiro; gerou constrangimentos para a sociedade.

Dilma disse que, além de explicações, aguarda esclarecimentos e mudanças na política norte-americana, para não haver risco de violação de privacidade. Desde a semana passada, a presidente tem cobrado publicamente explicações "técnicas" da parte do outro país.

"Em nome da segurança, não se pode infringir a privacidade do cidadão, dos brasileiros, e até a soberania de um país", disse a presidente, segundo o Planalto.

A comitiva que irá aos EUA deverá ser composta por integrantes dos ministérios envolvidos na apuração do caso no Brasil. Dilma deverá enviar representantes dos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores, da Defesa, das Comunicações e do Gabinete de Segurança Institucional. Não há definição sobre datas nem quem integrará a delegação.

Biden reiterou convite dos EUA para que Dilma visite o país em outubro. A viagem está confirmada para o dia 23

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/07/1313916-vice-americano-liga-para-dilma-e-lamenta-caso-de-espionagem.shtml
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...